Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Um guia para encontrar a oração profunda em apenas um minuto

PESSOA EM ORAÇÃO PROFUNDA A DEUS

Shutterstock

Reportagem local - publicado em 14/10/20

E você pode esperar pelo menos esses cinco benefícios

Neste mundo agitado, muitos não têm tempo para a oração contemplativa, mas leva apenas um minuto para entrar em uma oração profunda de amor e união com Deus. Sim! Apenas um minuto! Como fazer isso?

Vá para o seu quarto (Mateus 6, 6) e sente-se confortavelmente em frente ao crucifixo ou em um lugar tranquilo. Desligue a televisão, o rádio, o computador e o celular. Desligue-os completamente.

Então, tome consciência da presença de Deus (Salmo 105, 4). De fato, a Santíssima Trindade habita em seu coração, isto é, em seu espírito (João 14, 23).

Do mesmo modo, entre na consciência de que seu Pai celestial está em você e você está em seu Pai celestial. Depois abra seu coração para o amor incondicional do Pai. Apenas ouça. Sem dizer palavras ou orações vocais. Apenas ame a Deus com todo o seu ser. Enfim, abra-se para o amor eterno e terno do Pai.

Pensamentos ou desejos inúteis, obsessivos ou mesmo imorais podem surgir. Não dê atenção a eles, apenas ofereça-os ao Pai, e se for necessário, pense e diga em sua mente, Aba, Pai (Gálatas 4, 6).

Nesse sentido, permita que o Espírito Santo inspire você, mova sua liberdade. Que transforme sua mente, sua vontade, à imagem e semelhança de Jesus, o Filho Amado. Apenas ouça. Na verdade, oração é ouvir. A oração é amorosa. A oração é descansar no amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Permaneça nesta oração de profundo amor e silêncio por um minuto. Isso é tudo o que preciso.

5 benefícios

1. Através da oração profunda, você adquirirá o hábito de ouvir, pois a verdadeira oração é ouvir a Deus (Salmo 81:13). Você aprenderá a ouvir a Deus. Assim, aprenderá a ouvir as pessoas ao seu redor, porque sua escuta se tornará mais intensa, mais focada.

2. Você ficará menos ansioso, menos rígido, menos nervoso, menos inquieto e menos apreensivo. Porque você não é multitarefa, não está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Contudo, você está apenas amando, apenas contemplando o crucifixo, apenas estando com e em Deus.

3. Esta oração silenciosa pode curá-lo de cair no vocalismo, que é quando a oração se torna rotina e você está apenas repetindo palavras (Mateus 6, 7). Dessa forma, as pessoas fazem muitas orações a Deus, mas o vocalismo impede você de ouvir Deus, de sair de si mesmo, de se esquecer de si mesmo para prestar atenção somente a Deus (Salmo 62, 1).

4. Ao praticar esta oração silenciosa de um minuto, você se abre para o dom da oração contemplativa, para a ação do Espírito Santo em você. Na verdade, não criamos essa oração contemplativa, apenas nos preparamos para ela. Deus pode então escolher livremente conceder-nos uma graça especial porque estamos prontos. É semelhante a arrancar ervas daninhas da terra para plantar sementes. De fato, o minuto de oração silenciosa é o esforço que fazemos para ouvir, para amar nosso Pai Eterno, e Deus vê a base de nosso coração pronta e responde. Enfim, ele planta a semente da unidade e de maior amor (Mateus 13, 8-23).

5. Você experimentará como esse abandono em silêncio total leva a uma fé maior, a uma esperança maior e a um amor maior. Em suma, leva a uma santidade maior, pois, como disseram os santos, não há santidade sem silêncio interno e externo.

Experiência de encontro

Há apenas um aviso: quando praticada diariamente sem falhar, você achará difícil parar em apenas um minuto a oração profunda. Será uma experiência de encontro, de amor silencioso. E aos poucos você desejará passar mais tempo nesta união íntima com Deus. Enfim, se isso acontecer, você será verdadeiramente abençoado, pois terá experimentado pessoalmente as palavras do Salmo 62: “Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós”.


MANO, ROSARIO, PREGHIERA

Leia também:
Como rezar o terço? Um guia ilustrado

(A partir do original em inglês de Rev. Fr. Martín I. Esguerra-López, M.Id, D.Min)

Tags:
DeusMeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia