Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco: homilia não deve dar sono à alma

Papa Francisco

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 23/01/22

Neste Domingo da Palavra de Deus, o Papa se dirigiu especialmente aos pregadores

A homilia não deve dar sono à alma, recordou o Papa Francisco neste Domingo da Palavra de Deus, ao dirigir-se em especial aos pregadores. O Papa também pediu aos fiéis que leiam todos os dias pelo menos um pequeno trecho do Evangelho.

A liturgia do dia tratou da inauguração da pregação pública de Jesus, com base no Evangelho de São Lucas. O Papa destacou que Jesus foi até Nazaré, onde havia crescido, e participou da oração na sinagoga, lendo um trecho do livro do profeta Isaías e declarando: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura”.

Francisco enfatizou a palavra “hoje”, que se refere a todas as épocas e permanece sempre válida. A profecia de Isaías remontava a séculos antes, mas Jesus a torna atual “com a potência do Espírito” e, principalmente, a cumpre. O povo da época de Jesus se impressiona com as palavras d’Ele, que trazem a unção do Espírito Santo. Foi quando o Papa as comparou com as palavras dos pregadores atuais:

“Às vezes, acontece que as nossas pregações e os nossos ensinamentos permaneçam genéricos, abstratos, não tocam a alma e a vida das pessoas. Por quê? Porque não têm a força deste hoje, aquele que Jesus ‘preenche de sentido’ com a potência do Espírito”.

Francisco, que em ocasiões anteriores já chegou a pedir aos padres para fazerem homilias mais curtas e objetivas, reforçou que a homilia não deve dar sono à alma:

“Muitas homilias – digo isso com respeito, mas com dor – também são abstratas e, em vez de despertarem a alma, a adormecem”.

O Papa comentou que muitos fiéis, nesses casos, ficam se perguntando “quando isso vai terminar”. Ele acrescentou que muitos sermões também se detêm em conceitos abstratos e apresentam o Evangelho como se fosse distante da realidade.

“Uma palavra em que não pulsa a força do hoje não é digna de Jesus e não ajuda a vida das pessoas. Por isso, quem prega é o primeiro que deve experimentar o hoje de Jesus, para poder comunicá-lo no hoje dos outros (…) A Palavra transforma um dia qualquer no hoje em que Deus nos fala”.

Além de lembrar aos pregadores que as homilias que não devem dar sono à alma, Francisco também agradeceu a eles e a todos os anunciadores do Evangelho pelo seu crucial trabalho a serviço da missão.

O Papa aproveitou para exortar também os fiéis a lerem o Evangelho diariamente:

“Nos domingos deste ano litúrgico é proclamado o Evangelho de Lucas, o Evangelho da misericórdia. Por que não ler, mesmo individualmente, um pequeno trecho todos os dias? Vamos nos familiarizar com o Evangelho! Ele nos trará a novidade e a alegria de Deus!”

Ele encerrou pedindo que Nossa Senhora “nos obtenha a constância para nos nutrirmos do Evangelho todos os dias”.

Tags:
BíbliaHomiliasPadresPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia