Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

3 coisas que comprovam o poder da fé

shutterstock_720136915.jpg

Freedom Studio | Shutterstock

Luisa Restrepo - publicado em 03/02/22

A fé nos dá a confiança profunda de que o que acontece é pelo poder de Deus, não pelas coisas humanas

Quando falamos sobre fé, pensamos espontaneamente nas verdades e no poder da fé ou nos conceitos em que devemos acreditar.

Também a mencionamos quando nos referimos a dois grupos sociais definidos: os que creem e os que não creem.

De fato, é muito positivo promover o conhecimento da Palavra e das verdades da fé, mas é ainda melhor conhecer a fé em sua totalidade; tomar consciência de que ela é, antes de tudo, um abandono existencial em Jesus.

Saiba que, ao sermos batizados, não recebemos uma categoria eterna que nos mantém parados e finalizados com relação à nossa fé.

1A graça

A fé implica conhecer o caminho da graça, o caminho da abertura, da pequenez e da confiança. Um caminho que não é curto, mas é chamado a crescer constantemente.

Não é uma coisa fácil, nem pode se tornar um pretexto para acreditar que tudo está bem em nossas vidas.

Quantas vezes já percebemos que nos faz muito bem repetir:

“Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé.” (Mt 9,23)

2O Evangelho

Para aprofundar o que é a fé, é bom recorrer ao Evangelho. Nele vemos como Jesus mostra certa admiração pela fé de personagens que não pertencem ao povo de Israel, como o centurião ou a mulher cananeia.

Tanto o centurião quanto a mulher eram duas pessoas que estavam fora do conhecimento do único Deus ou da fé de Israel.

Mas, ao mesmo tempo, eram duas pessoas que, por não conhecerem Deus racionalmente ou por hábito, tinham uma clara consciência de sua pequenez.

Pode-se dizer que o poder da fé nos dá a confiança profunda de que o que acontece é pelo poder de Deus e não pelas coisas humanas.

É a confiança que nos permite saber que Jesus pode fazer maravilhas em nossas vidas se o permitirmos.

3A solidez de Deus

Crer é apoiar-se na solidez de Deus. Acreditar não apenas em algumas verdades teóricas, mas naquele que nos ensina e vive essas verdades.

Essa confiança não é apenas um consentimento às verdades que se referem a Jesus, mas a aceitação do próprio Jesus.

Nossa fé é um movimento em direção a Deus, é algo que nos coloca no caminho e nos arrasta. Uma fé que é um êxodo de nós mesmos e uma entrada em Deus.

Todos os dias podemos nos agarrar às palavras de Jesus que nos salva ao dizer: “Basta uma só palavra e serei salvo”.

A fé não é apenas o caminho pelo qual podemos nos apegar a Deus e alcançá-lo. A fé é também o caminho que Deus abre ao seu poder, à sua força, para fazer maravilhas no mundo inteiro.

Ele as realiza através da fé que descobre nas pessoas que se aproximam dele: “Vá, diz ele ao centurião, e faça acontecer como você acreditou”.

Assim como a falta de fé paralisa, a fé libera o poder de Jesus. Este é o diálogo que se realiza entre Deus e o homem: Deus é o primeiro a falar e espera que nos abandonemos à sua palavra logo que tenhamos sido capturados por ela.

Maria foi a primeira a abandonar-se à palavra de Deus que lhe foi dirigida pelo anjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Tags:
ConfiançaDeusevangelho
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia