Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Como a Igreja Anglicana prepara o funeral da rainha Elizabeth II

królowa Elżbieta II

EDDIE MULHOLLAND / POOL / AFP

Luis Santamaría - Ricardo Sanches - publicado em 09/09/22

A Igreja da Inglaterra publicou algumas diretrizes para orientar os fiéis que querem rezar pela soberana falecida e seu sucessor

Após a morte da rainha Elizabeth II na tarde de 8 de setembro, a Igreja Anglicana publicou uma série de diretrizes para seus fiéis. O objetivo é orientar a oração particular e o culto público nestes dias após a morte da soberana.

De fato, os líderes anglicanos apontam que “muitos vão querer lembrá-la em oração e também rezar pela Família Real e por todos os que estão de luto, bem como por nosso novo Rei” . Portanto, “as igrejas realizarão cultos para agradecer a vida da falecida rainha e seu serviço à nação”.

Serviços religiosos

Os arcebispos da Igreja Anglicana planejaram serviços memoriais oficiais, que “podem ocorrer antes do funeral e por sete dias após, mas não devem ocorrer no mesmo dia do funeral”.

Para isso, ofereceram sugestões para as orações e leituras bíblicas adequadas às celebrações em memória da rainha falecida. Há também indicações de orações à alma da soberana e em ação de graças ao seu reinado para serem feitas de modo privado nas famílias, instituições e comunidades.

Deve-se lembrar que os anglicanos não usam o Missal, mas sim seu próprio livro que foi criado logo após a ruptura consumada pelo rei Henrique VIII no século XVI. O que os líderes da Igreja da Inglaterra fizeram nesta ocasião foi oferecer textos que podem ser usados ​​nestes dias de luto nacional e súplica pelo novo soberano.

Não podiam faltar também os hinos, tão típicos da liturgia anglicana. Naturalmente, destacam-se três textos bíblicos que expressam a atitude do fiel em relação à morte: Salmo 23 (“O Senhor é meu pastor”), Salmo 27 (“O Senhor é minha luz e minha salvação”) e Salmo 121 (“Elevo meus olhos para os montes”).

Alguns serviços serão transmitidos no Facebook da Igreja da Inglaterra, no seu site oficial e canal do YouTube.

E o funeral real?

O funeral da rainha Elizabeth II acontecerá na Abadia de Westminster, o mesmo templo em que Elizabeth II foi coroada em 1953 e onde ela se casou anteriormente com Philip de Edimburgo, em 1947.

Livro de Oração Comum tem seu próprio rito para funerais, que prevê as orações, antífonas, leituras e hinos. Como no funeral católico, pode ser celebrado de forma independente ou no contexto da Eucaristia.

As orações são muito semelhantes às de qualquer missa fúnebre católica. Por exemplo, esta é uma possível conclusão da oração dos fiéis: “Consolai-nos na dor pela morte da nossa irmã; que a fé seja nossa consolação e a vida eterna nossa esperança”. 

De fato, haverá fórmulas e gestos típicos do funeral real que a Igreja da Inglaterra ainda não publicou, mas que levarão em conta a peculiaridade da soberana.

O corpo da rainha Elizabeth II repousará no cemitério real de Frogmore Estate, no Castelo de Windsor, ao lado do de seu marido, morto em 2021.

Livro de condolências

Além disso, a Igreja da Inglaterra, assim que a notícia da morte da rainha se tornou conhecida, disponibilizou um livro de condolências em seu site. Qualquer internauta pode participar da iniciativa, escrevendo algumas palavras. Clique aqui para deixar sua mensagem e aqui para ler o que outras pessoas escreveram.

Tags:
Elizabeth IIIgrejaMorte
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia