Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Um esforço de Quaresma: rezar pelos desconhecidos

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Casal rezando em frente a cruz

Momentum studio | Shutterstock

Hozana - publicado em 03/03/23

Em algum lugar do mundo sua oração tocará o coração de alguém e contribuirá pelo milagre na vida de um irmão desconhecido

Entre o carnaval e a Páscoa, são decorridos 40 dias. Como a lembrar do período de Jesus no deserto, este tempo é chamado de Quaresma, preparação para a maior festa do Cristianismo. Quando se celebra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

É um período de expiação, preparação para uma renovação na fé. As três palavras ou gestos que definem este tempo são: jejum, esmola e oração. 

É um sacrifício que os católicos fazem, para demonstrar o reconhecimento pela doação de corpo, sangue, alma e divindade feita por Jesus em sua morte na cruz.

Muitas vezes buscamos formas de penitência inalcançáveis e na primeira semana de Quaresma já abandonamos o esforço com o qual havíamos nos comprometido. Deus conhece bem as nossas fraquezas e limitações e sabe que somos lentos em seguir o Seu caminho. 

Esmola, oração e jejum: é o que nos é pedido. 

A esmola… Muitos, por não terem condições, se mortificam por não poderem doar nada para os mais necessitados. Desconhecem que doação pode, e deve, ser também doação de seu tempo para ajudar alguém ou participar de algum movimento católico em prol de uma comunidade ou de uma família. 

O jejum é a abstenção de comer alguns alimentos, para compartilhar, mesmo que em pequena escala, com o sofrimento de Cristo. 

A oração, que na realidade não é um sacrifício, é uma conexão com Deus. É o momento que nos recolhemos em silêncio para prestar nossa fé no Criador. A oração pode e deve também ser um gesto de caridade. Rezamos por nós mesmos, por nossos familiares e amigos, mas poucas vezes paramos para rezar por desconhecidos!

Esforço de Quaresma: rezar pelos desconhecidos

E se nessa Quaresma fosse esse o nosso esforço: rezar pelas intenções de desconhecidos que talvez nunca poderão retribuir tal gesto de caridade? Se nós experimentamos da graça do Pai em nossas orações, por que não pedir para que outras pessoas, nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo inteiro, possam experimentar da mesma graça? Por que não pedir pela cura do filho de uma mãe aflita? Ou pela cura e libertação do pai de alguém? Ou ainda pela restauração do casamento de um casal que você nunca viu e talvez nunca verá?

Centenas de pedidos de oração são depositados diariamente na rede social de oração Hozana. Essas pessoas, com muita fé, confiam a desconhecidos suas dores e angústias, acreditando que, pela graça da comunhão dos santos, suas preces serão ouvidas e seus pedidos de socorro atendidos.

Pergunto a você que está lendo esse texto, por que não escolher como esforço de Quaresma, rezar por algumas dessas intenções? Você pode fazer isso agora mesmo! Basta clicar aqui!

Você pode renovar esse pequeno, mas tão significativo gesto de caridade diariamente, ou uma vez por semana, ou a cada 15 dias… não sei… mas tenho certeza que em algum lugar do mundo sua oração tocará o coração de alguém e contribuirá pelo milagre na vida de um irmão desconhecido mas tão conhecido do Pai. Faça isso agora mesmo! Seja um milagre na vida de alguém!

É gratificante a escolha de se doar sem desejar nada em troca. O poder estender suas mãos em favor de algo ou alguém que beneficie o próximo. A sensação que se tem ao realizar algo assim só podemos vislumbrar ao fazê-lo. É uma paz, um preenchimento de nosso coração de coisas boas e de amor ao próximo. Mesmo não desejando algo em troca, acabamos recebendo muito mais do que doamos: a paz e a felicidade de poder fazer algo em nome de Jesus. Agora é a época de realizarmos, com mais fervor, esta nossa oração de intercessão, em palavras e gestos. 

Rubens Lace, pelo Hozana

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos

Tags:
CaridadeJejumOraçãoQuaresma
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia