Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 27 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

3 conselhos de Carlo Acutis para vivermos melhor a fé

EL CIELO NO PUEDE ESPERAR

@EuropeanDreamsFactory

Mia Schroeder - publicado em 10/08/23

Agora que os jovens peregrinos da JMJ estão de volta para a casa, com a emoção à flor da pele, a Aleteia reúne 3 conselhos de Carlo Acutis que podem ajudá-los a perseverar na experiência da fé

No exemplo de vida dos santos encontramos uma espécie de guia para conduzir a nossa vida, porque todos somos chamados à santidade. O beato Carlo Acutis foi um dos patronos da JMJ de Lisboa que acaba de terminar e está muito próxima do nosso tempo. Universalmente, ele é conhecido por transmitir a alegria do Evangelho através da mídia eletrônica.

Mas por trás desta virtude, existem outras que são muito importantes, pois Carlo e seu testemunho de santidade hoje inspiram muitos evangelizadores digitais a serem Ciberapóstolos de Deus, navegando no “Continente Digital” como se referiu o Papa Bento XVI.

Estas são algumas dessas virtudes que podem servir de modelo a seguir, com base no livro “Carlo Acutis, um genio de la informática en el cielo“, do postulador da causa de beatificação e canonização de Carlo, o italiano Nicola Gori. Estas virtudes são imitáveis, centradas em Cristo e, seguindo o exemplo de Maria, elas nos colocarão em nosso caminho.

1“A Eucaristia é a minha estrada para o Céu”

Para Carlo, a união com Jesus foi o ponto central de sua vida, pois ele sempre se destacou por seu grande amor à Eucaristia. Como diz o postulador de sua causa: “Carlo não pode ser entendido sem considerar sua espiritualidade puramente eucarística. Pela comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo, encontrou verdadeiramente o caminho para subir ao Céu, onde o esperava o seu Senhor para viver eternamente com ele”.

Isso permite-nos compreender que só por meio de Cristo cada jovem encontrará o ponto central do seu caminho de santidade, pois a Eucaristia é a alma que anima, o coração que pulsa e o motor que move a vida de cada cristão.

2“Estar unido a Jesus, esse é meu projeto de vida”

Jesus Cristo confronta a vida de cada um fazendo-nos ouvir a sua palavra, e Carlo entendeu isso muito bem. Por isso, dedicou grande parte do seu tempo a visitar e promover os Milagres Eucarísticos através de uma página web. Isso fez dele um grande evangelista digital.

Por esse motivo, ele é considerado um patrono da internet. Carlo entendeu que estar unido a Jesus não implicava apenas rezar pelos necessitados; ele vivia seu ser católico, porque sabia que a oração é o motor de todas as ações benéficas feitas em nome de Cristo para que não se torne mero altruísmo e sua a ação transcendeu, porque descobriu que os pobres e necessitados são também o próprio Jesus.

3“Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”

Nosso jovem Carlo tinha uma personalidade única. Era um menino excepcional e nunca se envergonhou de sua personalidade, de sua fé ou de suas convicções. Sua pessoa era tão avassaladora que sua própria mãe, não estando tão próxima de Deus, teve que se preparar mais para poder dialogar com ele.

Podemos encontrar muitos depoimentos de pessoas que só de conhecer Carlo já devem ser diferentes e mais felizes. Disso podemos aprender que sendo quem somos, não fingindo algo diferente, podemos chegar a Cristo e divulgá-lo aos outros.

Um exemplo a seguir para a juventude de hoje

A santidade não aparece, adquire-se, mas devemos fazer a nossa parte e estar atentos para que cada um dê um jeito de iniciar o seu próprio caminho de santidade, imitando as virtudes, mas não almejando ser a cópia dos santos que conhecemos. São modelos valiosos, mas somos chamados a ser santos sendo quem somos e descobrindo a vocação que cada um de nós tem.

Assim como eles, todos nós podemos viver um caminho em busca da santidade, imitando estes três pontos da vida de Carlo:

  • amor a cristo
  • amor ao irmão
  • autenticidade

Se vivermos estes três pontos em nossa vida, teremos alcançado um grande objetivo: encontrar Jesus Cristo, sair ao encontro do próximo e, sendo nós mesmos – sem filtros nem amarras – aspirar à santidade para viver no céu.

A estrada é longa, um longo caminho nos espera.

Tags:
InternetJovensSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia