Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 27 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Não se ajoelhar durante a Missa é pecado?

KNEELING

© Marcin Mazur/cbcew.org.uk | Catholic Church England and Wales/Flickr CC BY-NC-ND 2.0

Reportagem local - publicado em 16/08/23

Os católicos se ajoelham na Missa porque Jesus se ajoelhou durante sua oração. Mas, e se eu deixar de me ajoelhar por algum motivo?

Todos já estamos familiarizados com os gestos e as posições do corpo em diferentes partes da Missa. Isso inclui ficar de pé, ajoelhar-se ou curvar-se em reverência a Jesus.

E cada gesto da liturgia tem um sentido muito especial. Por exemplo, você já parou para pensar por que ajoelhamos durante a consagração da Eucaristia? De fato, os católicos se ajoelham porque Jesus se ajoelhou durante sua oração. Além disso, ajoelhar-se é tipicamente visto nos Evangelhos como uma forma de expressar súplica e adoração. Muitas vezes, no Novo Testamento, o gesto de ajoelhar-se é precedido por um ato de fé: “Eu creio, Senhor” e completado por um ato de adoração a Deus (cf. João 9, 35-38).

E se, por um motivo ou outro, eu deixar de me ajoelhar durante a celebração? Estaria cometendo algum pecado?

O padre Padre Camilo Júnior, C.Ss.R, falou sobre isso em vídeo publicado pelo portal A12. Ele esclarece:

“Não é obrigatório ajoelhar-se durante a Missa. O momento do ajoelhar-se ficou reservado para o momento da consagração. As pessoas se colocam de joelho para acolher aquele momento em que o pão e o vinho se tornarão Corpo e Sangue de Jesus. Mas há pessoas que não podem se ajoelhar por questão de idade, de doenças ósseas como a artrose… O ajoelhar-se seria uma dor desnecessária”.

O sacerdote lembra que o mais importante é a atitude do coração:

“Há pessoas que se ajoelham, colocam a mão entre o rosto e ficam lá, com os olhos para baixo. O momento da consagração é o principal momento da Missa. Em pé, sentado ou ajoelhado, o teu olhar tem que estar voltado para o altar, onde o Cristo se fará presente como alimento de vida e ressurreição.”

Padre Camilo conclui:

“Não se preocupe se você não consegue se ajoelhar na Missa. Isso não tem nenhum problema. O importante é como você abre o seu coração para que Cristo possa vir morar em sua vida, ser sua força, seu sustento e sua paz”.

Enfim, vale conferir o que diz o Missal Romano:

“Ajoelhem-se, porém, durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração façam uma inclinação profunda enquanto o sacerdote faz genuflexão após a consagração.”

Tags:
EucaristiaLiturgiaMissa
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia