Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 01 Maio |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que às vezes parece que Deus não nos escuta?

Jesus e a cananeia

De Michael Angelo Immenraet - httpwww.unionskirche-retten.deseitenbildpatenschaftbild-18.php, Dominio público, httpscommons.wikimedia.org

Jesus e a cananeia

Mónica Muñoz - publicado em 04/09/23

O Senhor nos permite passar por provações para nos fortalecer na fé: porque Ele não nos pedirá mais do que podemos dar, mas quer que sejamos persistentes

Quando as coisas vão bem, muitas pessoas raramente se lembram de Deus. Mas, assim que chega a provação, elas imediatamente voltam os olhos para os céus e clamam pela ajuda divina. Não que isto seja errado: mas bem podemos falar com Deus o tempo todo, tanto nos bons quanto nos maus momentos.

Acontece com as nossas orações o mesmo que ocorreu com a mulher cananeia mencionada no Evangelho de São Mateus: Jesus e os seus discípulos tinham ido para Tiro e Sidônia, num território que nada tinha a ver com o povo eleito. E ali estão eles quando uma mulher começa a gritar: “Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim! A minha filha está terrivelmente atormentada por um demônio” (cf. Mt 15,22). Mas o Senhor não lhe respondeu.

Insista sem desânimo

O relato prossegue falando da intercessão dos discípulos, que pedem a Jesus que a atenda porque ela está gritando atrás deles – o que os irritava. Mas o Senhor lhes responde: “Fui enviado apenas às ovelhas perdidas do povo de Israel”. Apesar disso, a mulher não se retira nem se deixa derrotar: volta ao ataque, vai para a frente do grupo e se prostra aos pés de Jesus, implorando novamente, já diante dele: “Senhor, ajuda-me!” (cf. Mt 15, 25).

Vem então a resposta dura e até ofensiva do Senhor para provar até onde aquela mãe é capaz de ir, suplicando um milagre não para si, mas para a filha: “Não é certo tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos” (cf. Mt 15, 26), diz Jesus. Ela então apela certeiramente à misericórdia de Deus, alcançando assim o seu objetivo: “E, mesmo assim, Senhor, os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” (cf. Mt 15, 27).

A humildade sempre conquistará o Senhor

Jesus finalmente cede, atendendo ao pedido que lhe foi solicitado com clamores insistentes, com uma frase em que se lê uma pitada de admiração por aquela incansável cananeia: “Mulher, quão grande é a tua fé! Que o teu desejo se torne realidade”. E, naquele momento, a sua filha foi curada (cf. Mt 15, 28).

Deus sempre nos escuta, mas quer que não nos cansemos de pedir: e não é por capricho, mas sim para que nos acostumemos a confiar-nos totalmente a Ele.

Oremos, portanto, incansavelmente – e insistamos para que o Senhor ouça as nossas orações humildes e sinceras. Tenhamos a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, Ele nos concederá o que for conveniente para a nossa salvação.

Tags:
HumildadeMilagreOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia