Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Por que Deus não é meu psicoterapeuta

PSYCHOTHERAPIST

By Jacob Lund | Shutterstock

Jola Szymanska - publicado em 09/01/19

Precisamos distinguir entre nossa vida espiritual e nossa saúde mental

“Olá, querida amiga, na minha opinião e experiência, o melhor e único psicólogo da minha vida é Cristo”. Esse foi o primeiro comentário de um recente post no Instagram em que eu descrevia minha experiência com psicoterapia.

Outros comentários se seguiram: “A melhor terapia de todas são os retiros e o rosário”. “Eu visito regularmente os jesuítas. Um retiro silencioso, é onde você encontra Deus – Ele é o melhor terapeuta. Eu recomendo! Seus valores se encaixam e a estrada se torna reta”, escreveu outro internauta.

Esses leitores queriam enfatizar que a fé em Deus (ou o fato de ter um relacionamento com Ele) e cuidar dessa fé (através de retiros ou do rosário) são suficientes para que não tenhamos dificuldades ou problemas emocionais.

Primeiro de tudo, se assim fosse, nenhum cristão crente sofreria de depressão, e eles rapidamente se recuperariam quando se sentissem para baixo. Nós não precisaríamos de ajuda. Seríamos indivíduos autossuficientes, eternamente felizes, satisfeitos, conscientes de nossa autoestima. Mas esse não é o caso.

Em segundo lugar, tais comentários fazem com que pessoas que precisam da ajuda de um profissional de saúde mental se sintam culpadas (“Se a fé basta, mas não é suficiente para mim, isso significa que minha fé é fraca?”) ou dissuadi-las da decisão de procurar terapia (“Talvez a oração seja suficiente?”). Também faz com que os outros crentes sintam que as pessoas que fazem uso de ajuda psicológica estão “com falta de fé” ou são “crentes equivocados”. É como se a sua fé determinasse sua saúde psicológica.

Em terceiro lugar, esse tipo de comentário pressupõe que na vida devemos simplesmente juntar nossas mãos em oração (ou ir a um retiro), e Deus cuidará de tudo para nós. Você está triste? Não faça nada sobre isso, deixe Deus mudar (leia: isso acontecerá por si mesmo). É como se não tivéssemos controle sobre nossas vidas. Além disso, é como se nossa inteligência fosse o maior obstáculo.

O erro fundamental aqui é não saber distinguir o cultivo de um relacionamento com Deus com o cuidado da saúde. Assim como somos capazes de nos manter fisicamente limpos e irmos a um médico quando o nosso corpo está doente, devemos também poder (graças à ajuda de um psiquiatra, psicoterapeuta, conselheiro, terapeuta etc.) cuidar da nossa saúde mental e das nossas próprias emoções e psique.

De fato, como falar com Deus quando não sabemos qual parte de nossos pensamentos e impressões são de Deus? Que “voz” seguimos – nossas emoções? Nossa razão? Como podemos saber o que fazer quando tudo está confuso e tudo o que sabemos é que estamos nos sentindo perdidos e infelizes há muito tempo?

Em quarto lugar, tenho a impressão de que as pessoas que dizem essas coisas estão apenas inventando desculpas para si mesmas. Eu não consigo parecer feliz, então Deus deve querer assim. Estou triste, então deve ser um julgamento espiritual. Eu tenho medo, mas quando rezar, Deus me libertará do medo. Eu me sinto como um ninguém; tenho que agradecer e adorar a Deus com mais frequência. Eu acredito que, a longo prazo, este modo de pensar não é acreditar em Deus, mas ignorar e se machucar e se desculpar usando Deus. Não buscar ajuda psicológica é prejudicial, o que, em vez de nos enviar para o céu, pode nos colocar em um ciclo vicioso de aprofundamento dos problemas mentais.

Então, esses são alguns pensamentos gerais, mas aqui estão razões mais específicas do porquê Deus não é meu terapeuta, como alguém que, há quase três anos, está em processo de psicoterapia.

1. Porque Deus não é outro ser humano que está visivelmente presente

Dois mil anos atrás, talvez isso fosse possível – Cristo andou na Terra e conversou com as pessoas. Com alguns, ele se encontrava regularmente, mas mesmo assim não era psicoterapia, mas sim amizade e discipulado.

A psicoterapia consiste em reuniões semanais regulares entre um paciente e um terapeuta, durante as quais um terapeuta qualificado, com amplo conhecimento da psique humana e das formas como funciona, tenta ajudar o paciente a compreender a si mesmo. Não é possível sem conhecimento, experiência, empatia e conversa direta e clara. Temos que ouvir algumas coisas claramente para começar a notá-las.

Deus não é um terapeuta, mas Deus trabalha através de um terapeuta. É graças a Ele que finalmente posso me compreender em um nível muito profundo e, até agora, inconsciente, perdoar a mim mesmo e amar a mim mesmo como fui criado.

2. Porque eu quero agir, não fugir

Para mim, a religiosidade tinha sido uma maneira de lidar com minhas próprias emoções, fragilidades e desejos. Eu interpretava o que estava acontecendo na minha vida interior de uma maneira estritamente religiosa. Eu interpretava a ansiedade como Satanás, o medo como sendo covarde e a coragem como orgulho. E esses são apenas alguns exemplos.

Felizmente, em algum momento, comecei a lutar por mim. Eu não queria esperar por um milagre mágico; eu queria estar calma e feliz. Acredito que Deus nos promete uma vida boa e sábia, uma sensação de segurança e estabilidade emocional. Eu também acho que essas coisas não caem do céu, mas eu posso trabalhar para elas. É por isso que comecei a fazer algo nesse sentido.

3. Porque eu quero sentir-me estável e saudável

Quando meu dente dói, vou ao dentista. Quando estou doente, vou ao médico. Quando estou deprimida, vou a um psicoterapeuta ou a um psiquiatra. Emoções são sinais que me dizem o que está acontecendo comigo e o que eu preciso. Se sinto medo, vazio e tristeza permanente, preciso de ajuda e apoio. Não só isso, eu mereço isso.

4. Porque eu rezei por 25 anos e minha tristeza não foi embora

Por muito tempo, eu esperava que minha depressão passasse. Eu pensei que se eu terminasse a faculdade, encontrasse um emprego, me apaixonasse e perdesse peso, eu finalmente sentiria que valeria alguma coisa, como todo mundo ao meu redor. Mas isso não aconteceu.

O que ajudou foi o enfrentamento da árdua e lenta separação entre o que eu queria e o que eu achava que deveria querer, e de quem eu sou e quem eu achava que deveria ser.

5. Porque o encontro com Deus é diferente de uma reunião consigo mesmo

A oração é um encontro com Deus; a psicoterapia é uma reunião consigo mesmo com a ajuda de um terapeuta. Existem dois objetivos diferentes aqui, embora ambos basicamente levem à verdade e ao amor. Conhecer a Deus, buscar a verdade sobre Ele e descobrir Sua presença é diferente de conhecer a si mesmo. Preciso descobrir por que respondo de uma maneira e não de outra, por que sou puxada em uma direção em vez de outra e por que certas coisas são tão difíceis para mim.

Preciso me encontrar para entender o que quero e o que preciso. Se eu não me ajudar e não cuidar de minhas próprias necessidades básicas, não serei capaz de apreciar e aproveitar minha vida. E eu não vou poder amar verdadeiramente.

A oração é importante – na verdade é indispensável – mas não é tudo. Deus pode realizar milagres, mas geralmente Ele trabalha através de meios naturais. Ele espera que confiemos Nele e peçamos Sua ajuda, mas também que usemos os recursos que Ele nos disponibiliza, e isso inclui a ciência da medicina, que pode nos ajudar a sermos saudáveis ​​no corpo e na mente.

Tags:
Bem estarDepressãoPsicologiaSaúde
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia