Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pe. Zezinho: “Nossa Igreja não fabrica santos, apenas proclama”

Todos os santos

© ALBERTO PIZZOLI / AFP PHOTO

Reportagem local - publicado em 01/11/21

"Creio que eles NÃO estão esperando a última trombeta nem o fim dos tempos para merecer o céu. Já mereceram o céu porque Jesus disse claramente quem iria para o céu!"

O pe. Zezinho escreveu em sua rede social que nossa Igreja não fabrica santos, apenas proclama a santidade daqueles que a testemunharam nesta vida e, mediante um milagre confirmado, confirmam interceder por nós junto a Deus.

Eis o que o sacerdote compartilhou:

Creio nos santos

“Eles não falam comigo, mas eu falo com eles. Creio que estão no céu. Creio que eles podem mais do que eu porque conhecem Deus e eu ainda não. Eu só creio!

Creio na oração deles e delas como intercessores. Se aqui há pregadores intercedendo pelos seus seguidores, no céu há gente salva por Jesus que intercede melhor e mais do que nós. De Jesus eles entendem mais do que nós que ainda pecamos! Bispos de qualquer igreja, padres, pastores ou pregadores ainda vivos também podem interceder, mas a nossa oração tem menos impacto do que a dos que estão com Jesus, porque Jesus já levou para o céu milhões de pessoas santas.

Creio que eles NÃO estão esperando a última trombeta nem o fim dos tempos para merecer o céu. Já mereceram o céu porque Jesus disse claramente quem iria para o céu!

Quem foi bom e fez o bem e perdoou e ajudou e viveu como irmão ou irmã e já morreu está com Jesus. É dogma da nossa Igreja!

Então eu celebro o dia dos santos não canonizados e dos santos e beatos canonizados pela Igreja. Atualmente são quase 13 mil os que a Igreja celebra como beatos ou santos, desde o primeiro século, começando com os apóstolos, discípulos e mártires da fé. Estão no céu há mais de 20 séculos. E os santos de agora, que a Igreja canonizou, também estão no céu. São nossos modelos de santidade neste século”.

Nossa Igreja não fabrica santos

O pe. Zezinho continuou:

“Nossa Igreja não fabrica santos. Apenas proclama que viveram amaram como Jesus amou. Não eram perfeitos, mas deram mais testemunho do que nós. Eu e você podemos ser chamados candidatos ao céu, mas seria pretensão demais achar que merecemos ser canonizados. No cânone da Igreja Católica há mais de 13 mil que ela proclama bem aventurados porque temos certeza que estes humanos estão no céu.

Todos os outros também foram santos, inclusive seus pais e avós que viveram uma vida digna e santa. Mas não entraram para a lista dos santos e canonizados. Para nós eles viveram santamente!

Cânon é palavra grega que significa vara, medida pela qual se medem as coisas. Simbolicamente o cânon dos santos (canonizados) está em Mateus 25, 31-46. Lá, segundo Mateus, Jesus diz quem foi ou vai para o céu e merece ser considerada pessoa santificada por Jesus. Jesus os proclama santos (leia este trecho de Mateus: Mt 25,31-46).

Muitas igrejas cristãs cantam que ‘o sangue de Jesus tem poder’. Nós também cantamos e proclamamos que aqueles que viveram como Jesus viveu foram salvos pelo Sangue do Cordeiro de Deus. Estão no céu. E apostamos nisso! Hoje é o dia deles”.

Tags:
IgrejaMorteSantosvida eterna
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia