Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que orar pela conversão dos nossos entes queridos?

Mulher sentada rezando

M-Production | Shutterstock

Hozana - publicado em 20/01/23

Como entender a real necessidade de rezar pela conversão dos nossos familiares? Por que devemos tanto desejar a salvação de cada um deles?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.”

At 16,31

Quando São Pedro anunciou isto ao carcereiro que o mantinha preso, deixou bem claro: a salvação não era apenas para ele, mas toda sua família também poderia ser convertida e, portanto, salva.

Desde os primórdios, a Igreja sempre deixou bem claro o quanto devemos orar pela salvação dos nossos entes queridos. São inúmeros documentos, congressos, além de santos que consumiram suas vidas por esta causa: a oração pela conversão da família. Vale recordar as palavras do Papa Francisco: 

“O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós. Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês. Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, por cada uma e por todas as famílias para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.”

Mas, como entender a real necessidade de rezar pela conversão dos nossos familiares? Por que devemos tanto desejar a salvação de cada um deles?

Vamos a uma pequena reflexão.

Tente se lembrar de todos os seus entes queridos, aqueles que você gostaria que estivessem ao seu lado a todo tempo e lugar, que nunca saem do seu pensamento…

É certo que estamos nesta vida apenas de passagem e você deseja e reza para que um dia esteja no Paraíso, certo? Afinal, como nos lembra São João: “Eis a promessa que Ele nos fez: a vida eterna” (I Jo 2,25). Pois bem, agora imagine que um dia você estará no Céu e, quando lá chegar, não encontrará nenhum daqueles que tanto ama e estão hoje ao seu lado. Lugar para todos há, como Jesus disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito” (Jo, 14,2) E aí? Como se sentirá e viverá a eternidade sem a presença deles?

A partir da sua reflexão, acho que não preciso entrar em detalhes sobre o quanto precisamos não apenas orar pela nossa salvação, mas também por todos aqueles que nos são tão preciosos.

Saulo (nome hebraico, pelo qual era conhecido pelos judeus) foi um grande exemplo da necessidade de conversão e oração pelos irmãos. Um dia ele literalmente caiu do cavalo ao encontrar-se com Jesus no caminho para Damasco (At 9,1-6) durante a perseguição aos cristãos. A história segue e a mudança de vida foi tão grande que preferiu ser chamado de Paulo (em Latim, língua oficial do império Romano), ou Paulus, pelo qual era conhecido entre os pagãos, para quem dedicou sua vida e por quem buscou a conversão e salvação. Pois bem, São Paulo ciente da necessidade da salvação e de todos os seus irmãos judeus, por mais de uma vez entrou em sinagogas para proclamar que Jesus é Deus:

“Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus” (At 9,20; 

“Ele entrou na sinagoga e entretinha-se com os judeus” (At 18,19)

Assim como São Paulo, façamos o que Nosso Senhor pediu antes de partir ao Céus, depois da ressurreição: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16,15s). Bem, acho que assim como eu, você não quer perder nenhum dos seus, certo? Portanto, “Orai sem cessar” (1 Tes 15,17), nos exorta São Paulo, para que eu, os meus, você e o os seus um dia estejamos juntos na Casa do Pai.

Se você leu esse texto até aqui é porque talvez, dentre os seus entes queridos existem aqueles que precisam de suas orações. Pare agora mesmo e coloque o nome deles em oração!

Na proximidade da festa da conversão de São Paulo, nós da rede social de oração Hozana criamos uma página de intenções especial. As intenções que você depositar nesta página, serão enviadas para os Franciscanos que cuidam do Santuário da Conversão de São Paulo em Damasco. Eles rezarão por você e por cada uma de suas intenções. Deposite agora mesmo sua intenção de oração: eu rezo pela conversão de um ente querido.

Que Deus abençoe a você e toda sua família e que juntos possamos nos encontrar no paraíso.

Wellington de Almeida Alkmin, pelo Hozana

Tags:
BíbliaConversãoOraçãosalvacao
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia